O que é a ISO 22361?

A norma ISO 22361 fornece orientação para as organizações desenvolverem, estabelecerem, manterem, monitorarem e melhorarem continuamente uma capacidade estratégica de gerenciamento de crises. Além disso, descreve princípios e práticas necessários para identificar e gerir uma crise.

A ISO 22361 recomenda que as organizações adotem uma abordagem estruturada para o gerenciamento de crises, estabelecendo uma estrutura para o gerenciamento de crises com base na liderança, estrutura, cultura e competência, e aderindo aos princípios para o gerenciamento de crises: governança, estratégia, risco, tomada de decisão, comunicação, ética e aprendizado.

Além disso, a norma descreve o processo de gerenciamento de crises, que consiste em sete etapas: antecipação, avaliação, prevenção e mitigação, preparação, resposta, recuperação e melhoria contínua.

As diretrizes da ISO 22361 podem ser úteis na identificação e gerenciamento de qualquer organização, independentemente de seu tipo, tamanho ou setor. A norma destina-se especialmente à alta administração das organizações, que têm responsabilidades estratégicas para estabelecer e melhorar uma capacidade de gerenciamento de crises, e aqueles que trabalham sob o controle da alta administração.

 

Por que a gestão de crises é importante para você?

Como uma organização responde a uma crise é muito importante, pois afeta sua existência e reputação. O gerenciamento de crises permite que as organizações implementem procedimentos padronizados eficazes para identificar e avaliar possíveis crises. Isso permite que as organizações estabeleçam procedimentos para prevenir crises.

Quando a prevenção não é possível, o gerenciamento de crises também permitirá que as organizações se preparem, respondam e se recuperem com sucesso de uma crise.

A preparação para crises inclui o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de crises, que direcionará o gerenciamento de crises e permitirá que a organização prepare seus procedimentos de resposta. Os procedimentos de gerenciamento de resposta a crises permitem que as organizações tomem decisões sólidas dentro de restrições de tempo e realizem avaliações de impacto iniciais para mitigar as consequências negativas de uma crise.

Considerando que, a recuperação de crises ajuda as organizações a recuperar sua reputação, desenvolver estratégias adequadas para retornar às operações normais e se adaptar a possíveis mudanças decorrentes de uma crise.

Um fator significativo que impacta a gestão de crises é o estabelecimento de canais de comunicação eficazes e o desenvolvimento de um plano de comunicação. Hoje em dia, as notícias podem viajar muito rapidamente através de plataformas online.

Por isso, é importante que as organizações se comuniquem com as partes interessadas relevantes regularmente e não retenham informações relevantes para funcionários, clientes e outras partes interessadas. Se não for gerenciada adequadamente, a comunicação ineficaz pode levar a danos irreparáveis à reputação da organização e, eventualmente, ao seu fim.

Por último, a gestão de crises inclui exercícios e avaliação como parte da melhoria contínua. Os exercícios aumentam a competência dos funcionários, preparando-os para responder a uma crise de forma eficaz. Além disso, ao avaliar o desempenho dos funcionários durante os exercícios, a organização pode identificar oportunidades para melhorar sua capacidade de gerenciamento de crises.

Benefícios da ISO 22361

As organizações que estabelecerem uma capacidade de gerenciamento de crises com base nas diretrizes da ISO 22361 poderão:

  • Manter, monitorar e melhorar sua capacidade de gerenciamento de crises
  • Garantir o compromisso da liderança com a gestão de crises
  • Facilitar a tomada de decisões estratégicas antes, durante e depois de uma crise
  • Estabelecer canais de comunicação internos e externos eficazes que sejam benéficos em tempos de crise
  • Melhorar a resiliência organizacional
  • Estabelecer, promover e promover a cultura de segurança

Por que escolher o PECB?

Como um provedor global de serviços de treinamento, exame e certificação, o PECB tem como objetivo ajudá-lo a demonstrar seu compromisso e competência, fornecendo educação e certificação valiosas de acordo com padrões reconhecidos internacionalmente.

Nossas certificações de gerenciamento de crises demonstram que você é capaz de projetar, desenvolver, implementar, monitorar e melhorar continuamente a capacidade de gerenciamento de crises de uma organização.

Como faço para começar com o curso de treinamento em gerenciamento de crises?

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