A norma ISO 22361 fornece orientação para as organizações desenvolverem, estabelecerem, manterem, monitorarem e melhorarem continuamente uma capacidade estratégica de gerenciamento de crises. Além disso, descreve princípios e práticas necessários para identificar e gerir uma crise.
A ISO 22361 recomenda que as organizações adotem uma abordagem estruturada para o gerenciamento de crises, estabelecendo uma estrutura para o gerenciamento de crises com base na liderança, estrutura, cultura e competência, e aderindo aos princípios para o gerenciamento de crises: governança, estratégia, risco, tomada de decisão, comunicação, ética e aprendizado.
Além disso, a norma descreve o processo de gerenciamento de crises, que consiste em sete etapas: antecipação, avaliação, prevenção e mitigação, preparação, resposta, recuperação e melhoria contínua.
As diretrizes da ISO 22361 podem ser úteis na identificação e gerenciamento de qualquer organização, independentemente de seu tipo, tamanho ou setor. A norma destina-se especialmente à alta administração das organizações, que têm responsabilidades estratégicas para estabelecer e melhorar uma capacidade de gerenciamento de crises, e aqueles que trabalham sob o controle da alta administração.
Como uma organização responde a uma crise é muito importante, pois afeta sua existência e reputação. O gerenciamento de crises permite que as organizações implementem procedimentos padronizados eficazes para identificar e avaliar possíveis crises. Isso permite que as organizações estabeleçam procedimentos para prevenir crises.
Quando a prevenção não é possível, o gerenciamento de crises também permitirá que as organizações se preparem, respondam e se recuperem com sucesso de uma crise.
A preparação para crises inclui o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de crises, que direcionará o gerenciamento de crises e permitirá que a organização prepare seus procedimentos de resposta. Os procedimentos de gerenciamento de resposta a crises permitem que as organizações tomem decisões sólidas dentro de restrições de tempo e realizem avaliações de impacto iniciais para mitigar as consequências negativas de uma crise.
Considerando que, a recuperação de crises ajuda as organizações a recuperar sua reputação, desenvolver estratégias adequadas para retornar às operações normais e se adaptar a possíveis mudanças decorrentes de uma crise.
Um fator significativo que impacta a gestão de crises é o estabelecimento de canais de comunicação eficazes e o desenvolvimento de um plano de comunicação. Hoje em dia, as notícias podem viajar muito rapidamente através de plataformas online.
Por isso, é importante que as organizações se comuniquem com as partes interessadas relevantes regularmente e não retenham informações relevantes para funcionários, clientes e outras partes interessadas. Se não for gerenciada adequadamente, a comunicação ineficaz pode levar a danos irreparáveis à reputação da organização e, eventualmente, ao seu fim.
Por último, a gestão de crises inclui exercícios e avaliação como parte da melhoria contínua. Os exercícios aumentam a competência dos funcionários, preparando-os para responder a uma crise de forma eficaz. Além disso, ao avaliar o desempenho dos funcionários durante os exercícios, a organização pode identificar oportunidades para melhorar sua capacidade de gerenciamento de crises.
As organizações que estabelecerem uma capacidade de gerenciamento de crises com base nas diretrizes da ISO 22361 poderão:
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