Estima-se que, globalmente, mais de US $ 1,5 trilhão em subornos mudem de mãos a cada ano. Além do impacto econômico negativo, o suborno também afeta toda a sociedade, pois mina a confiança, leva à injustiça, cria desigualdade e sufoca a motivação. A ISO juntou-se à luta global contra o suborno desenvolvendo a ISO 37001, uma norma internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão antissuborno (ABMS).
Publicada em 2016 como um padrão de sistema de gestão Tipo A (MSS), a ISO 37001 especifica os requisitos e fornece orientação para o estabelecimento, implementação, monitoramento, manutenção e melhoria contínua de um ABMS.
Um ABMS baseado na ISO 37001 destina-se a ajudar as organizações a prevenir, detectar e responder efetivamente ao suborno. Outras formas de corrupção, como a fraude, não são cobertas pela norma.
Os requisitos da norma são genéricos e aplicáveis a todas as organizações, independentemente do seu tipo, tamanho e setor (público, privado ou sem fins lucrativos). Além disso, a ISO 37001 pode ser usada para combater o suborno por ou da organização, bem como o suborno direto e indireto.
A ISO 37001 segue a Estrutura de Alto Nível (HLS) e compartilha a terminologia comum com outros padrões de sistemas de gestão desenvolvidos pela ISO. Isso significa que um ABMS pode ser estabelecido como um sistema de gestão autônomo, fazer parte de um sistema geral de gerenciamento de conformidade baseado na ISO 37301 ou ser integrado a outros sistemas de gestão baseados em normas como ISO 37002, ISO 9001 e ISO 45001.
A implementação de um ABMS baseado na ISO 37001 pode ser uma boa decisão estratégica para demonstrar o compromisso de uma organização em prevenir, detectar e responder efetivamente ao suborno.
As organizações que buscam um ABMS eficaz terão que demonstrar seu compromisso com a prevenção do suborno, estabelecendo políticas, procedimentos e controles que contribuam para reduzir os riscos de suborno. No entanto, os requisitos da ISO 37001 são genéricos; portanto, as organizações terão muita liberdade para estabelecer um ABMS que melhor atenda às suas necessidades.
Alguns dos benefícios que as organizações obteriam com a implementação de um ABMS baseado na ISO 37001 incluem:
Como um provedor global de serviços de treinamento, exame e certificação, o PECB ajudará você a se tornar um consultor antissuborno bem-sucedido, auditor ou membro da equipe de implementação/auditoria.
Junte-se à luta global contra o suborno!
Reconhecidas internacionalmente, as certificações PECB representam o reconhecimento de pares e demonstram suas capacidades profissionais. Nossos certificados ISO 37001 Lead Auditor e ISO 37001 Lead Implementer são credenciados pela IAS. A Marca de Acreditação IAS fornece valor adicional ao certificado e permite que você aproveite o reconhecimento mundial que a IAS detém.
Você pode encontrar outros recursos sobre antissuborno e ISO 37001 da PECB abaixo:
A PECB tem o prazer de recebê-lo em nossa rede global. Vamos ajudá-lo durante todo o processo, a fim de oferecer-lhe uma experiência que valha a pena.
Agora que você já conhece sobre o treinamento, veja quais os cursos estão disponíveis para ele. Consulte nossa agenda ou entre em contato conosco.
Desenvolver as competências para auditar um ABMS segundo os critérios estabelecidos pela ISO 37001, com base nas diretrizes da ISO 19011 e requisitos da ISO/IEC 17021-1
Adquirir as competências necessárias para orientar e apoiar as organizações a estabelecer, implementar, operar, manter e melhorar continuamente um ABMS baseado na ISO 37001
Obtenha uma visão geral cláusula por cláusula dos requisitos da ISO 37001 para um ABMS
Navegue
Behaviour Brasil | Todos os direitos reservados