
O portal Cybernews noticiou em 20 de junho de 2025 um vazamento de até 16 bilhões de dados, podendo ser um dos maiores da história. Segundo a Cybernews, as informações foram coletadas por anos através de malwares conhecidos como infostealers, que roubam senhas, cookies e tokens de segurança de dispositivos.
Os serviços afetados incluem Google, Apple, Meta, GitHub e Telegram – Conhecido por ser um aplicativo de conversas seguro. – E até mesmo diversas organizações não governamentais. A maioria dessas empresas não se manifestou. A Google afirma não ter sido diretamente atingida, mas recomendou a atualização de senhas e ativação de verificação em dois fatores.
Apesar de não ser possível afirmar a quantidade exata de usuários atingidos, é possível reconhecer que grande parte desses dados são de países língua portuguesa, principalmente Angola, Brasil e Portugal. De acordo com uma reportagem da Época Negócios, cerca de 3,5 bilhões desses dados são dos locais mencionados.
Esse fato nos recorda da invasão hacker sofrida por instituições financeiras na primeira semana de julho. Através de um esquema de furto cibernético através de operações fraudulentas via pix causou prejuízo de mais de R$500 milhões.
De acordo com a reportagem da CNN, um funcionário da empresa C&M, que presta serviço a instituições financeiras estaria envolvido no esquema. Um suspeito já foi preso.
Estes casos de vazamentos de dados reforçam a importância que instituições, independente da área de atuação, devem dar a cibersegurança e segurança da informação. A cada dia, dados se tornam bens mais valiosos, é necessário investir em protegê-los, mantendo a segurança de dados pessoais e de empresas.
Com a Behaviour Brasil, você desenvolve as competências necessárias para implementar sistemas de controle, prevenir incidentes e tornar-se um profissional essencial em empresas de dentro e fora do mercado da tecnologia.
Nossos treinamentos, além de oferecer formação sólida com profissionais qualificados, são reconhecidos internacionalmente em parceria com a PECB.
Com cursos como:
- ISO/IEC 27001 – Sistema de Gestão de Segurança da Informação,
- ISO/IEC 27032 – Cibersegurança,
- ISO 42001 – Inteligência Artificial com foco em segurança e governança,
Acesse behaviourbrasil.com.br e saiba mais.