Em nossa atual economia globalizada e cadeias de suprimentos complexas, o ditado de John Ruskin: “A qualidade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um esforço inteligente” é ainda mais relevante hoje do que era no dia em que ele disse isso. As organizações não podem confiar no acaso e na esperança de oferecer produtos e serviços de qualidade; em vez disso, eles devem estabelecer uma abordagem consistente e planejada para gerenciar a qualidade.
Com mais de um milhão de organizações certificadas em todo o mundo, a ISO 9001 continua a ser a norma mais conhecida do mundo, que fornece às organizações uma abordagem estruturada para a gestão da qualidade e as ajuda a fornecer consistentemente produtos e serviços que atendem e, sempre que possível, excedem os requisitos do cliente.
Publicada inicialmente em 1987, a ISO 9001 é a primeira norma internacional de sistemas de gestão (MSS) que especifica os requisitos para o estabelecimento, implementação, operação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) em uma organização.
A ISO 9001 baseia-se em sete princípios de gestão da qualidade e visa ajudar as organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação do cliente. Um equívoco comum é que a ISO 9001 é destinada a empresas e fabricantes maiores.
No entanto, os requisitos da ISO 9001 são genéricos e aplicáveis a qualquer organização, independentemente do seu tipo, tamanho ou dos produtos ou serviços que fornece.
Embora a ISO 9001 tenha sido inicialmente publicada em 1987, ela passou por várias revisões para acompanhar as boas práticas e tendências no mundo dos negócios e garantir a adequação contínua. A última (5ª) edição da norma intitula-se ISO 9001:2015 Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos.
Depois de realizar uma pesquisa com mais de 8.000 entrevistados, em maio de 2021, o subcomitê da ISO para sistemas de qualidade (ISO/TC 176/SC 2) confirmou que a ISO 9001:2015 ainda é relevante e recomendou que ela permaneça inalterada.
Desde a sua publicação inicial, a ISO 9001 tem sido a norma de sistema de gestão mais reconhecida e amplamente utilizada. Um SGQ baseado na ISO 9001 permite que as organizações garantam o sucesso a longo prazo. Além disso, um SGQ certificado fornece garantia adicional aos clientes e parceiros de negócios, o que melhora ainda mais os negócios de uma organização.
Embora a ISO 9001 estabeleça os requisitos mínimos que devem ser atendidos, ela ainda permite que as organizações adaptem o SGQ às suas necessidades. Assim, as organizações devem determinar seu contexto geral para identificar problemas, restrições e oportunidades que são específicas para o seu contexto. Além disso, deverão fixar objetivos e estabelecer processos que contribuam para a consecução desses objetivos.
Uma característica distinta de um SGQ baseado na ISO 9001 é que ele coloca os clientes em primeiro lugar. “Atender às necessidades dos clientes e exceder suas expectativas” está gravado nos princípios de gestão da qualidade e está implícito continuamente nos requisitos declarados nas cláusulas 4 a 10 da norma.
Como tal, as organizações que implementarem e estabelecerem um SGQ baseado na ISO 9001 manterão o foco em seus clientes, identificando continuamente suas necessidades e requisitos, obtendo feedback deles e melhorando continuamente seus produtos e serviços para atender às suas necessidades. Esse foco na satisfação do cliente é um dos principais fatores que permitiram que a ISO 9001 alcançasse o status de ponto de referência.
Como a maioria dos padrões de sistemas de gestão, a ISO 9001 é estruturada de acordo com a Estrutura de Alto Nível (HLS) e compartilha os termos comuns e as definições principais. Este alinhamento permite uma integração mais fácil com outros sistemas de gestão baseados em normas como ISO 14001, ISO/IEC 20000-1, ISO/IEC 27001, ISO 22301, etc.
Além de garantir a consistência e reduzir custos, a integração de vários sistemas de gestão pode melhorar a capacidade da organização de abordar com sucesso outros compromissos organizacionais.
Embora a ISO 9001 possa ser usada pelas organizações para obter muitos benefícios, muitas organizações são incapazes de perceber plenamente os benefícios de uma implementação de SGQ. Existem diferentes fatores que contribuem para a incapacidade de integrar o SGQ nos processos da organização. Tais fatores incluem, mas não estão limitados a:
Os cursos de treinamento do PECB, tanto de implementador principal quanto de auditor líder, são adaptados para superar esses desafios.
Reconhecidas globalmente, as certificações PECB demonstram as capacidades profissionais de um indivíduo para contribuir no SGQ de uma organização, como auditor, implementador ou membro da equipe de implementação do SGQ.
Obtenção de um certificado na ISO 9001:
Como um provedor global de serviços de treinamento, exame e certificação, o PECB tem como objetivo ajudá-lo a demonstrar seu compromisso e competência, fornecendo educação, avaliação e certificação valiosas em relação a padrões reconhecidos internacionalmente.
Nossos certificados ISO 9001 Lead Auditor e ISO 9001 Lead Implementer são credenciados pelos Serviços de Acreditação Internacional (IAS). A Marca de Acreditação IAS fornece valor adicional ao certificado e permite que você aproveite o reconhecimento mundial que a IAS detém.
A PECB tem o prazer de recebê-lo em nossa rede global. Vamos ajudá-lo durante todo o processo, a fim de oferecer-lhe uma experiência que valha a pena.
Agora que você já conhece sobre o treinamento, veja quais os cursos estão disponíveis para ele. Consulte nossa agenda ou entre em contato conosco.
Adquirir as competências necessárias para auditar um SGQ em relação aos requisitos da ISO 9001 com base nas diretrizes e requisitos para sistemas de gestão de auditoria fornecidos na ISO 19011 e ISO 17021-1
Desenvolver as competências para estabelecer, implementar, operar, manter e melhorar continuamente um SGQ baseado nos requisitos da ISO 9001
Conheça os conceitos e princípios de gestão da qualidade e os requisitos da ISO 9001 para um SGQ
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