ISO 20000 | Curso de Formação em Gestão de Serviços de TI

Imagine que sua organização tenha uma ferramenta que ofereça suporte a todas as etapas do ciclo de vida do serviço, da ideação ao planejamento, da entrega à melhoria. Tal ferramenta existe na forma de um sistema de gerenciamento de serviços, baseado em um padrão reconhecido internacionalmente: ISO/IEC 20000-1.

O que é a ISO/IEC 20000-1?

Publicada inicialmente em 2005 e posteriormente atualizada em 2011 e 2018, a ISO/IEC 20000-1 é uma norma de sistema de gestão Tipo A que estabelece os requisitos mínimos para uma organização estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão de serviços (SMS).

Um SMS consiste em políticas, processos, recursos, objetivos e informações documentadas que são reunidas e coordenadas para atingir os objetivos da organização. Um SMS eficaz permite que as organizações direcionem e controlem suas atividades de gerenciamento de serviços, identifiquem e mitiguem os riscos relacionados às suas atividades e identifiquem e realizem oportunidades que melhorem a prestação de serviços.

Os requisitos da ISO/IEC 20000-1 são genéricos e aplicáveis a organizações de todos os tamanhos, setores e complexidades. De acordo com a ISO Survey 2020, existem mais de 7.500 certificados emitidos para organizações em todo o mundo.

Ao contrário da percepção errônea comum de que esta norma só é aplicável à infraestrutura de TI, a ISO/IEC 20000-1 pode ser usada para vários outros serviços, incluindo, finanças, nuvem, terceirização de processos de negócios, etc.

 

 

Como a maioria dos padrões de sistema de gestão ISO, a ISO/IEC 20000-1 é criada com base na Estrutura de Alto Nível (HLS) e compartilha os termos comuns e as definições principais. Esse alinhamento na estrutura permite uma integração mais fácil com outros sistemas de gestão baseados em normas como ISO 9001, ISO/IEC 27001 e ISO 22301.

Além de garantir a consistência e reduzir custos, a integração de diversos sistemas de gestão pode aumentar as capacidades da organização para entregar serviços consistentes e de qualidade e pode auxiliar na manutenção e melhoria de um modelo de negócio sustentável.

Importância

Benefícios da ISO/IEC 20000-1 para prestadores de serviços

Um SMS eficaz baseado nos requisitos da ISO/IEC 20000-1 tem o potencial de moldar e melhorar a maneira de trabalhar de uma organização e aprimorar as práticas de gerenciamento de serviços.

Alguns dos benefícios que uma organização ganharia com a implementação de um SMS baseado na ISO/IEC 20000-1 incluem:

  • Melhoria do desempenho do serviço e aumento do valor fornecido às suas partes interessadas
  • Oportunidade de solicitar uma certificação formal de um organismo de avaliação da conformidade acreditado
  • Redução de custos, esforços e interrupção dos serviços
  • Ciclo de vida de serviço aprimorado, incluindo planejamento, projeto, transição e entrega
  • Componentes de SMS alinhados com objetivos de negócios
  • Requisitos de serviço cumpridos
  • Aumento da confiança da empresa e dos clientes
  • Riscos reduzidos utilizando uma abordagem de gerenciamento de riscos
  • Melhor compreensão dos papéis e responsabilidades
  • Melhoria das relações com fornecedores e outras partes interessadas relevantes

Por que você deve participar de um de nossos cursos de treinamento ISO/IEC 20000?

No mundo interconectado de hoje, onde a melhoria contínua dos processos e a obtenção de eficiência se tornaram normas para sustentar os negócios, muitas organizações recorrem a provedores de serviços para obter soluções. Os prestadores de serviços, por outro lado, precisam garantir que sejam capazes de atender aos requisitos estabelecidos e agregar valor.

Nesse contexto, os prestadores de serviços buscam e valorizam indivíduos competentes que tenham os conhecimentos e habilidades necessários para gerenciar, controlar e melhorar continuamente os serviços e os processos que permitem a prestação de serviços.

Os cursos de treinamento PECB ISO/IEC 20000 são desenvolvidos com base no padrão internacionalmente reconhecido para um sistema de gerenciamento de serviços, ISO/IEC 20000-1, outras valiosas normas de orientação ISO (ISO/IEC 20000-2, ISO 31000, ISO 19011) e outras boas práticas do campo.

Ao participar de um de nossos cursos de treinamento ISO/IEC 20000, você tem a oportunidade de desenvolver sua competência para ajudar os prestadores de serviços e avançar em sua carreira.

  • O ISO/IEC 20000 Introdução curso de treinamento é apropriado para profissionais que desejam adquirir uma compreensão breve e geral dos requisitos ISO/IEC 20000-1 para um SMS.
  • O curso de treinamento de transição ISO/IEC 20000 é apropriado para profissionais que já estão familiarizados com os requisitos da ISO/IEC 20000-1:2011 e desejam atualizar seus conhecimentos para ajudar sua organização a fazer a transição para a ISO/IEC 20000-1:2018.
  • O curso de treinamento da Fundação ISO/IEC 20000 é apropriado para profissionais iniciantes, pois permite que eles se familiarizem com os requisitos e diretrizes da ISO/IEC 20000-1 para um SMS.
  • O ISO/IEC 20000 Lead Implementer é um curso de treinamento de cinco dias que permite adquirir as competências necessárias para orientar e apoiar as organizações no estabelecimento, implementação, operação, manutenção e melhoria contínua de um SMS com base nos requisitos da ISO/IEC 20000-1 e orientação de várias normas internacionais e boas práticas.
  • O ISO/IEC 20000 Lead Auditor é também um curso de formação de cinco dias que lhe permite obter as capacidades necessárias para auditar um SMS com base na ISO/IEC 20000-1, em conformidade com as diretrizes para auditoria de sistemas de gestão fornecidas na ISO 19011 e o processo de certificação descrito na ISO/IEC 17021-1.

Por que escolher o PECB?

Como um provedor global de serviços de treinamento, exame e certificação, o PECB ajuda os profissionais a mostrar compromisso e competência, fornecendo-lhes educação, avaliação e certificação valiosas em relação a padrões reconhecidos internacionalmente.

As certificações ISO/IEC 20000 da PECB representam o reconhecimento por pares de suas capacidades profissionais e demonstram que você é capaz de contribuir nos serviços e SMS de sua organização, seja como auditor, implementador ou outras funções.

Como posso começar?

Aproveite a oportunidade para se tornar certificado com os cursos de treinamento ISO/IEC 20000 da PECB agora, e nos certificaremos de que nossos especialistas o ajudem durante todo o processo, a fim de oferecer uma experiência valiosa e recebê-lo em nossa rede global.

Entre em contato conosco para começar com o primeiro passo!

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Transição ISO/IEC 20000:2018

Obtenha as competências para ajudar as organizações na transição da ISO/IEC 20000-1:2011 para a ISO/IEC 20000-1:2018

ISO/IEC 20000 Lead Auditor

Adquirir as competências necessárias para auditar um SGS baseado na ISO/IEC 20000-1 de acordo com as boas práticas de auditoria, as diretrizes para auditoria de sistemas de gestão previstas na ISO 19011 e o processo de certificação descrito na ISO/IEC 17021-1

ISO/IEC 20000 Lead Implementer

Desenvolver as competências necessárias para estabelecer, implementar, operar, manter e melhorar continuamente um sistema de gerenciamento de serviços baseado na ISO/IEC 20000-1

ISO/IEC 20000 Foundation

Familiarizar-se com os requisitos e melhores práticas para um sistema de gerenciamento de serviços baseado na ISO/IEC 20000-1

ISO/IEC 20000 Introduction

Conheça os requisitos da ISO/IEC 20000-1 para um sistema de gerenciamento de serviços