Imagine que sua organização tenha uma ferramenta que ofereça suporte a todas as etapas do ciclo de vida do serviço, da ideação ao planejamento, da entrega à melhoria. Tal ferramenta existe na forma de um sistema de gerenciamento de serviços, baseado em um padrão reconhecido internacionalmente: ISO/IEC 20000-1.
Publicada inicialmente em 2005 e posteriormente atualizada em 2011 e 2018, a ISO/IEC 20000-1 é uma norma de sistema de gestão Tipo A que estabelece os requisitos mínimos para uma organização estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão de serviços (SMS).
Um SMS consiste em políticas, processos, recursos, objetivos e informações documentadas que são reunidas e coordenadas para atingir os objetivos da organização. Um SMS eficaz permite que as organizações direcionem e controlem suas atividades de gerenciamento de serviços, identifiquem e mitiguem os riscos relacionados às suas atividades e identifiquem e realizem oportunidades que melhorem a prestação de serviços.
Os requisitos da ISO/IEC 20000-1 são genéricos e aplicáveis a organizações de todos os tamanhos, setores e complexidades. De acordo com a ISO Survey 2020, existem mais de 7.500 certificados emitidos para organizações em todo o mundo.
Ao contrário da percepção errônea comum de que esta norma só é aplicável à infraestrutura de TI, a ISO/IEC 20000-1 pode ser usada para vários outros serviços, incluindo, finanças, nuvem, terceirização de processos de negócios, etc.
Como a maioria dos padrões de sistema de gestão ISO, a ISO/IEC 20000-1 é criada com base na Estrutura de Alto Nível (HLS) e compartilha os termos comuns e as definições principais. Esse alinhamento na estrutura permite uma integração mais fácil com outros sistemas de gestão baseados em normas como ISO 9001, ISO/IEC 27001 e ISO 22301.
Além de garantir a consistência e reduzir custos, a integração de diversos sistemas de gestão pode aumentar as capacidades da organização para entregar serviços consistentes e de qualidade e pode auxiliar na manutenção e melhoria de um modelo de negócio sustentável.
Um SMS eficaz baseado nos requisitos da ISO/IEC 20000-1 tem o potencial de moldar e melhorar a maneira de trabalhar de uma organização e aprimorar as práticas de gerenciamento de serviços.
Alguns dos benefícios que uma organização ganharia com a implementação de um SMS baseado na ISO/IEC 20000-1 incluem:
No mundo interconectado de hoje, onde a melhoria contínua dos processos e a obtenção de eficiência se tornaram normas para sustentar os negócios, muitas organizações recorrem a provedores de serviços para obter soluções. Os prestadores de serviços, por outro lado, precisam garantir que sejam capazes de atender aos requisitos estabelecidos e agregar valor.
Nesse contexto, os prestadores de serviços buscam e valorizam indivíduos competentes que tenham os conhecimentos e habilidades necessários para gerenciar, controlar e melhorar continuamente os serviços e os processos que permitem a prestação de serviços.
Os cursos de treinamento PECB ISO/IEC 20000 são desenvolvidos com base no padrão internacionalmente reconhecido para um sistema de gerenciamento de serviços, ISO/IEC 20000-1, outras valiosas normas de orientação ISO (ISO/IEC 20000-2, ISO 31000, ISO 19011) e outras boas práticas do campo.
Ao participar de um de nossos cursos de treinamento ISO/IEC 20000, você tem a oportunidade de desenvolver sua competência para ajudar os prestadores de serviços e avançar em sua carreira.
Como um provedor global de serviços de treinamento, exame e certificação, o PECB ajuda os profissionais a mostrar compromisso e competência, fornecendo-lhes educação, avaliação e certificação valiosas em relação a padrões reconhecidos internacionalmente.
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Desenvolver as competências necessárias para estabelecer, implementar, operar, manter e melhorar continuamente um sistema de gerenciamento de serviços baseado na ISO/IEC 20000-1
Familiarizar-se com os requisitos e melhores práticas para um sistema de gerenciamento de serviços baseado na ISO/IEC 20000-1
Conheça os requisitos da ISO/IEC 20000-1 para um sistema de gerenciamento de serviços
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