No século 20, a humanidade assistiu a mudanças socioeconômicas sem precedentes, bem como a avanços científicos e tecnológicos. Esses fatores impactaram, entre outros, como os alimentos são produzidos, processados e comercializados: os países promulgaram leis de segurança alimentar, as empresas começaram a usar métodos científicos para tornar os alimentos mais seguros, a tecnologia permitiu melhores embalagens e garantia de qualidade e a conscientização pública aumentou drasticamente. No geral, os alimentos tornaram-se mais seguros e nutritivos.
No entanto, no século 21, muitos desafios permanecem. Segundo estimativas da OMS , 600 milhões de pessoas adoecem e 420.000 morrem a cada ano devido a alimentos inseguros. A globalização e as cadeias de abastecimento complexas tornam os controlos e a rastreabilidade mais difíceis.
A mudança climática provavelmente apresentará desafios diretos e indiretos à segurança alimentar. Em tudo isto, os produtores de alimentos terão de superar novos desafios e corresponder a novas expectativas.
No entanto, eles não estão sozinhos: a ISO 22000 está aqui para ajudá-los a cumprir sua responsabilidade de garantir a segurança de seus produtos e o bem-estar de seus consumidores.
Um sistema de gestão de segurança alimentar (SGSA) baseado na ISO 22000 não só pode melhorar as medidas de um produtor de alimentos contra doenças e doenças transmitidas por alimentos, mas também pode melhorar sua credibilidade e aumentar a conscientização do cliente sobre a segurança alimentar.
A ISO 22000 é uma norma internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança alimentar. Um FSMS baseado na ISO 22000 oferece aos produtores de alimentos uma abordagem estruturada e os mecanismos necessários para gerenciar a segurança de seus produtos e serviços.
Como parte do FSMS, a ISO 22000 requer o estabelecimento de uma comunicação eficaz com as partes interessadas, implementando uma abordagem baseada em risco, estabelecendo e mantendo programas de pré-requisitos, planos de controle de riscos (OPRPs e PCCs), monitorando o desempenho do FSMS e segurança alimentar e buscar e realizar oportunidades de melhoria contínua.
A ISO 22000 adota uma abordagem de processo que integra o ciclo PDCA (plan-do-check-act) e o pensamento baseado em risco nos níveis organizacional e operacional.
As organizações que buscam implementar um FSMS baseado na ISO 22000 devem estabelecer uma política de segurança alimentar e definir os objetivos de segurança alimentar. A política e os objetivos devem ser estabelecidos pela alta direção, e um sistema de rastreabilidade deve ser implementado para rastrear os produtos ao longo da cadeia de suprimentos.
Os requisitos da ISO 22000 são genéricos e aplicáveis a todas as organizações da cadeia alimentar, independentemente da sua dimensão ou complexidade. A ISO 22000 é desenvolvida de acordo com a Estrutura de Alto Nível (HLS), portanto, está alinhada com outras normas do sistema de gestão ISO.
Isso permite que as organizações integrem um FSMS com outros sistemas de gestão, como um SGQ baseado na ISO 9001, um EMS baseado na ISO 14001, etc.
Além disso, a ISO 22000 incentiva as organizações a se alinharem com outras diretrizes, especificações ou requisitos relacionados à segurança alimentar ou para setores específicos de alimentos que podem contribuir ainda mais para atingir os objetivos de segurança alimentar.
À medida que as empresas da indústria alimentar se preparam para enfrentar os desafios do século XXI, vão precisar de mecanismos que assegurem a segurança dos seus produtos e serviços, e terão de manter e melhorar a satisfação e confiança dos clientes.
Como tal, essas empresas precisam de indivíduos competentes com credenciais comprovadas para estabelecer, implementar, auditar e manter medidas que garantam a segurança alimentar.
Um certificado ISO 22000 garante um reconhecimento formal e independente de suas competências profissionais. Os cursos de treinamento do PECB são projetados para aprimorar seu conhecimento e compreensão dos requisitos da ISO 22000 e das melhores práticas de segurança alimentar.
Especificamente, nosso curso de treinamento ISO 22000 Lead Implementer permite que você ajude, suporte e oriente as organizações a estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um FSMS baseado na ISO 22000.
Nosso curso de treinamento ISO 22000 Lead Auditor o familiariza com uma abordagem de auditoria que baseia-se em padrões e boas práticas reconhecidos internacionalmente.
A implementação de um FSMS pode ser altamente benéfica para produtores de alimentos que buscam melhorar seu desempenho em segurança alimentar. Assegura a aplicação de controles e procedimentos adequados para garantir a segurança alimentar.
Ao concluir com sucesso um curso de treinamento PECB ISO 22000 e obter uma certificação, entre outras, você será capaz de:
Nós da PECB temos o prazer de recebê-lo em nossa rede global. Vamos auxiliá-lo durante todo o processo para oferecer uma experiência que vale a pena.
Aprimore seu conhecimento e experiência em gestão de segurança alimentar participando de nossos cursos de treinamento em ISO 22000. Consulte as formações abaixo e encontre a que mais se adequa a si.
Agora que você já conhece sobre o treinamento, veja quais os cursos estão disponíveis para ele. Consulte nossa agenda ou entre em contato conosco.
Obtenha as competências necessárias para orientar e apoiar a transição das organizações da ISO 22000:20005 para a ISO 22000:2018
Adquirir as competências necessárias para auditar sistemas de gestão de segurança alimentar em relação aos requisitos da ISO 22000 com base nas diretrizes e requisitos para sistemas de gestão de auditoria fornecidos na ISO 19011 e ISO/IEC 17021-1
Desenvolver as competências necessárias para orientar e apoiar a organização no estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um FSMS baseado na ISO 22000
Familiarize-se com as melhores práticas de gestão de segurança alimentar e obtenha uma visão geral detalhada dos requisitos da ISO 22000
Conheça os conceitos e princípios de gestão da segurança alimentar e os requisitos da ISO 22000
Navegue
Behaviour Brasil | Todos os direitos reservados